O dia está a correr bem?
Estás a divertir-te ?
Trabalhaste bem?
Aqui estão possíveis cenários de resposta. Não te esqueças: as respostas devem estar bem estruturadas.
8º - Responde às seguintes questões:
a) Localiza a ação no tempo e no espaço.
R- A ação ocorreu na ilha Celebe, há muitas anos.
(Lê o primeiro parágrafo.)
b) Identifica as personagens.
R- As personagens são o menino e o crocodilo.
(Lê o primeiro parágrafo e o terceiro.)
c) Refere as características dessas personagens.
R- O crocodilo era velho. Ele sabia reconhecer uma boa ação e ser grato, uma vez que decidiu recompensar o rapaz, quando este o salvou. O animal tinha valores morais (ética), pois sentiu «vergonha» e «remorsos», depois de pensar comer o rapaz. Ele era aventureiro e um bom amigo do menino, dado que viveram juntos muitas aventuras.
O rapaz era simpático , robusto e aventureiro.
(Lê o primeiro parágrafo, o terceiro, quarto e quinto.)
d) Explica a expressão «apertado de fome».
R- A expressão «apertado de fome» significa que ele estava a sentir muita fome.
e) O que aconteceu ao crocodilo, quando ele se aventurou nas margens do rio?
R- O crocodilo andou muito e caiu « exausto» , sentiu-se «desesperado», e « sem forças para regressar à água».
Observação: As aspas indicam que são palavras e expressões foram retiradas do texto de modo a comprovar a informação.
f) Quantas margens tem um rio? Como se chamam? Como as identificas? (Estudo do Meio)
R- Um rio tem uma margem direita e uma esquerda. Devo voltar-me para a foz do rio e ficar de costas para a nascente para perceber qual é a margem direita e qual é a esquerda.
g) Quem salvou o crocodilo?
R- O rapaz salvou o crocodilo.
(Lê o terceiro parágrafo)
h) De que forma o crocodilo mostrou a sua gratidão para com o salvador?
R- O crocodilo mostrou a sua gratidão para com o rapaz, oferecendo-se «para o transportar às costas sempre que ele quisesse navegar ».
(Lê o quarto parágrafo)
i) Eles realizaram muitas viagens. O que aconteceu na última?
R- Na última viagem, o corpo do crocodilo transformou-se «numa ilha maravilhosa» e o rapaz recebeu « o disco de ouro com que sonhara » o seu amigo.
(Lê o antepenúltimo e o penúltimo parágrafos do texto.)
Aula de matemática
9º - Atenta no número 632 941 e indica:
leitura por extenso- seiscentos e trinta e dois mil, novecentos e quarenta e um
leitura por classes - seiscentos e trinta e dois milhares, novecentos e quarenta e uma unidades
leitura por ordens - seis centenas de milhar, três dezenas de milhar, duas unidades de milhar, nove centenas, quatro dezenas e uma unidades.
decomposição - 600000+30000+2000+900+40+1
decomposição - 6x100000 + 3x10000 + 2x1000 + 900 + 40 + 1
O número tem 632 941 unidades;
632 94 dezenas;
632 9 centenas;
632 unidades de milhar;
63 dezenas de milhar;
6 centenas de milhar.
10º- Resolve as operações (usa os algoritmos e faz a verificação).
12º- Resolve as operações (usa a estratégia da decomposição e o algoritmo).
Sem comentários:
Enviar um comentário