sexta-feira, 20 de março de 2020

Correção do exercícios

Olá, queridos 😀

O dia está a correr bem? 
Estás a divertir-te ?
Trabalhaste  bem?

Aqui estão possíveis cenários de resposta. Não te esqueças: as respostas devem estar bem estruturadas.


 - Responde às seguintes questões:


a) Localiza a ação no tempo e no espaço.

R- A ação ocorreu na ilha Celebe, há muitas anos.   
(Lê o primeiro parágrafo.)

b) Identifica as personagens.

R- As personagens são o menino e o crocodilo.

(Lê o primeiro parágrafo e o terceiro.)

c) Refere as  características dessas personagens.

R- O crocodilo era velho. Ele sabia reconhecer uma boa ação e ser grato, uma vez que decidiu recompensar o rapaz, quando este o salvou. O animal tinha valores morais (ética), pois sentiu «vergonha» e «remorsos», depois de pensar comer o rapaz. Ele era aventureiro e um bom amigo do menino, dado que viveram juntos muitas aventuras.
O rapaz era simpático , robusto e aventureiro.

(Lê o primeiro parágrafo, o terceiro, quarto e quinto.)

d) Explica a expressão «apertado de fome».

R- A expressão «apertado de fome» significa que ele estava a sentir muita fome.

e) O que aconteceu ao crocodilo, quando ele se aventurou nas margens do rio?

R- O crocodilo andou muito e caiu « exausto» , sentiu-se «desesperado», e « sem forças para regressar à água».

Observação: As aspas indicam que são palavras e expressões foram retiradas do texto de modo a comprovar a informação.

f) Quantas margens tem um rio? Como se chamam? Como as identificas? (Estudo do Meio)

R- Um rio tem uma margem direita e uma esquerda. Devo voltar-me para a foz do rio e ficar de costas para a nascente para perceber qual é a margem direita e qual é a esquerda.

g) Quem salvou o crocodilo?

R- O rapaz salvou o crocodilo.

(Lê o terceiro parágrafo)

h) De que forma o crocodilo mostrou a sua gratidão para com o salvador?

R- O crocodilo mostrou a sua gratidão para com o rapaz, oferecendo-se «para o transportar às costas sempre que ele quisesse navegar ».

(Lê o quarto parágrafo)


i) Eles realizaram muitas viagens. O que aconteceu na última?

R- Na última viagem,  o corpo do crocodilo transformou-se «numa ilha maravilhosa» e o rapaz recebeu « o disco de ouro com que sonhara » o seu amigo.

(Lê o antepenúltimo e o penúltimo parágrafos do texto.)

Aula de matemática

9º - Atenta no número 632 941 e indica:

leitura por extenso- seiscentos e trinta e dois mil, novecentos e quarenta e um

leitura por classes - seiscentos e trinta e dois milhares, novecentos e quarenta e uma unidades

leitura por ordens - seis centenas de milhar, três dezenas de milhar, duas unidades de milhar, nove centenas, quatro dezenas e uma unidades.

decomposição - 600000+30000+2000+900+40+1

decomposição - 6x100000 + 3x10000 + 2x1000 + 900 + 40 + 1

O número tem 632 941 unidades;
                        632 94 dezenas;
                        632 9 centenas;
                        632 unidades de milhar;
                        63 dezenas de milhar;
                        centenas de milhar.


10º- Resolve as operações (usa os algoritmos e faz a verificação).




11º - Escreve a tabuada do oito.




12º- Resolve as operações (usa a estratégia da decomposição e o  algoritmo).


13º - Ficha corrigida.



Trabalhaste bem?
Abraço
Até segunda 💝


Sem comentários:

Enviar um comentário